O estragão é uma planta herbácea perene de folha semi-perene originária da Ásia Central, cultivada pelas suas folhas perfumadas que são utilizadas como condimento.
Sob o nome de "tharkoum", os árabes fizeram dele um elemento importante da sua farmacopeia. De salientar que os monges franceses do século XVI puderam cultivar o estragão sem perigo pois é uma das raras plantas aromáticas sem qualquer indício de virtudes afrodisíacas.
O óleo essencial de estragão é apreciado não só na cozinha, mas também pelos seus benefícios terapêuticos. Com atividade antiespasmódica, antialérgica e digestiva, pode ser utilizado para combater as alergias (febre dos fenos, ácaros, animais, etc.), as dores menstruais, a obstipação e todos os tipos de espasmos.
Ingredientes
óleo essencial de Artemisia dracunculus*. (*) Ingrediente proveniente de Agricultura Biológica.Modo de Utilização
- Via oral 1 a 2 gotas por cada toma, 3 vezes por dia, sobre um suporte neutro (equivalente a 0,10 ml -0,20 ml/dia).
- Via cutânea algumas gotas diluídas num óleo vegetal de base.
- Difusão só se diluído, misturado com outros óleos essenciais mais suaves.
Equivalência média 1 ml = 29 gotas.AVISO
Não exceder as dosagens recomendadas.
Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado e equilibrado e de um modo de vida saudável. Manter fora do alcance das crianças.
Não deve ser tomado crianças com idade < 6 anos sem conselho médico.
Não tomar/usar durante a gravidez e o aleitamento.
Não utilizar por mais de 2 semanas consecutivas.
Não utilizar em pessoas com antecedentes epiléticos, com asma, a tomar medicamentos anticoagulantes, com distúrbios da coagulação., e em pessoas hipersensíveis aos óleos essenciais.
Nunca tomar este óleo puro via oral, sem suporte1.
Todo o óleo essencial deve ser diluído num óleo vegetal de base para uma aplicação cutânea.
1) por exemplo um comprimido neutro, uma colher de café de mel, uma colher de café de azeite, ou mesmo num pedaço de miolo de pão.