A tangerineira é um arbusto de 3 a 6 metros de altura originário da Ásia (China e Japão). Só foi cultivada na Europa no século XIX. As suas folhas são ovais, lanceoladas e verde-escuras. As flores brancas e perfumadas aparecem na primavera.Osfrutos, astangerinas, ou mandarinas medem 4 a 8 centímetros de diâmetro e são ricos em sabor (e em sementes). É cultivada sobretudo na bacia mediterrânica, mas também nos Estados Unidos.
O óleo essencial de mandarina caracteriza-se pela sua cor amarelo-alaranjada e pelo seu aroma doce e relaxante, muito apreciado pelas crianças.
Na aromaterapia, o óleo essencial de mandarim é utilizado para ajudar a reencontrar a calma e serenidade (sono difícil, ansiedade, mente inquieta). De referir que faz maravilhas, pelas crianças agitadas, quando utilizado em difusão.
Favorece igualmente uma digestão e um trânsito harmoniosos.
Por último, este óleo essencial pode ainda ser utilizado na cozinha para aromatizar sobremesas, molhos, infusões, etc.
Ingredientes
óleo essencial de Citrus reticulata*. (*) Ingrediente proveniente de Agricultura Biológica.Modo de Utilização
- Via oral 1 a 2 gotas, 1 a 3 vezes por dia, sobre um suporte neutro1 (equivalente a 0,06 a 0,19 ml/dia).
- Via cutânea algumas gotas diluídas num óleo vegetal de base.
- Difusão puro ou diluído, misturado com outros óleos essenciais mais suaves.
Equivalência média 1 ml = 31 gotas.AVISO
Não exceder as dosagens recomendadas. Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado e equilibrado e de um modo de vida saudável. Manter fora do alcance das crianças.
Não deve ser tomado por crianças com idade < 8 anos sem conselho médico. Pode ser utilizado em difusão, a partir dos 3 meses de idade, e por via cutânea, se muito diluído, a partir dos 3 anos de idade.
Não tomar durante a gravidez e o aleitamento. Pode ser utilizado em difusão e por via cutânea (de modo local e temporário, evitando a faixa abdominal e as áreas próximas do bebé) após o 3o mês de gestação. Não utilizar em pessoas com antecedentes epiléticos, asma e em pessoas hipersensíveis aos óleos essenciais.
Este óleo essencial é fotossensibilizante, pelo que se deve evitar a exposição solar nas primeiras 12 horas após a sua aplicação na pele.
Nunca tomar este óleo puro via oral, sem suporte1.
Todo o óleo essencial deve ser diluído num óleo vegetal de base para uma aplicação cutânea.
1) por exemplo um comprimido neutro, uma colher de café de mel, uma colher de café de azeite, ou mesmo num pedaço de miolo de pão.