Belladonna
Estimulação da circulação sanguínea com congestão intensa e brusca do cérebro, do anel tonsilar e de outros órgãos; inchaço das amígdalas, língua e palato vermelhos; sensação de secura na garganta com constante necessidade em engolir; tosse seca; pele com cor vermelha, suores; mucosas secas; hiperestesia dos sentidos; dores pulsáteis; agravamento de todas as queixas com o frio e correntes de ar.
Bryonia
Secura das mucosas (rinite seca); tosse seca e dolorosa, “pontada no tórax” que alivia com a pressão local (ao tossir leva a mão às costelas); derrame pleural; muita sede; melhora ficando imóvel, sem se mexer; epistaxes; cefaleias de irritação meníngea (ação em todas as serosas); quando transpira alivia; vertigem com sensação de cair para a frente.
Coccus cacti
Acessos de tosse com mucosidades filamentosas de difícil expulsão que provocam dispneia com vermelhidão da face, sensação de estrangulamento por esforço de vómitos, sensibilidade da mucosa ao tato.
Corallium rubrum
Irritação catarral e espasmódica das mucosas respiratórias (narinas, laringe, traqueia), acessos súbitos e violentos de tosse espasmódica, com vermelhidão intensa da face, precedidos de asfixia.
Cuprum aceticum
Tosse espasmódica (coqueluchóide) e/ou asma (bronco-espasmo), com constrição torácica.
Drosera
Dispneia; tosse seca (devido a comichão na garganta) e acessos de tosse (até com vómitos) ao entardecer e depois da meia-noite, com face cianosada (agrava deitado e com o calor da cama); pode haver expetoração mucosa/fibrosa amarelada ou até hemoptoica; espasmo laríngeo com voz bitonal; adenopatias no pescoço.
Ipecacuanha
Acumulação de mucosidades nos brônquios de difícil expetoração, respiração sibilante, dispneia, tosse espasmódica com asfixia, face cianosada por ocasião da tosse.
Spongia
Irritação seca da mucosa das vias respiratórias com sensação de ardor (sensação de “em carne viva”) e rouquidão; tosse seca crupal (sensação de “serrar de madeira”), falta de ar; acorda de noite como se estivesse a sufocar (como se a garganta estivesse obstruída); melhora com bebidas quentes; laringite; adenopatias.
Sticta
Tropismo pela mucosa das vias respiratórias com irritação e pouca exsudação; sensação de obstrução dolorosa da raiz do nariz por secura da mucosa (necessidade de assoar-se mas sem alívio); tosse seca e irritante, sobretudo à noite, agravando-se com a inspiração; dores na testa (sinusite frontal) com sensação de aperto e plenitude na raiz do nariz; traqueíte; coriza seca.
Ingredientes
10 ml contêm Belladonna D4 1 ml, Bryonia D4 1 ml, Coccus cacti D6 1 ml, Corallium rubrum D12 1 ml, Cuprum aceticum D12 1 ml, Drosera D4 1 ml, Ipecacuanha D6 1 ml, Spongia D6 1 ml, Sticta D4 1 ml, Ethanolum / Aqua purificata. Preparado segundo as normas da Farmacopeia Homeopática Alemã. Contém 38% Álcool.Modo de Utilização
Salvo outra indicação, em situações agudas a dose habitual para adultos e adolescentes maiores de 12 anos é de 5 gotas, diluídas ou não num pouco de água, de duas em duas horas, até ao máximo de 6 tomas por dia. Após consultar o médico, crianças de 6 a 11 anos, 3 gotas, de acordo com o acima recomendado.
Após melhoria da sintomatologia, reduzir a administração para 1 a 3 vezes por dia.AVISO
Medicamento homeopático sem indicações terapêuticas aprovadas.
N.º de registo no Infarmed 019 98 45.
A dose para adultos é, em situações agudas, de 5 a 10 gotas diluídas ou não num pouco de água, de 30 em 30 minutos ou de hora a hora, até ao máximo de 12 tomas por dia; deve evitar-se a sua mistura com alimentos. Após melhoria da sintomatologia, reduzir a administração para 4 a 6 vezes por dia, 30 minutos antes das refeições. Para lactentes até 1 ano a dose é de 2 a 3 gotas, 3 a 4 vezes por dia. Para crianças de 1 até aos 6 anos, a dose é de 3 a 5 gotas e para crianças maiores de 6 anos, é de 5 a 8 gotas, de acordo com o acima mencionado.
Aviso: Salvo indicação médica em contrário, não administrar em portadores de doenças da tiroide; A administração deste medicamento não está contraindicada durante a gravidez e aleitamento; Administrar este medicamento a lactentes só após conselho de um profissional de saúde; Não ultrapassar a dose diária recomendada; Manter fora do alcance de crianças.