Dong Quai (Angelica sinensis)
Tonificante da Medicina Tradicional Chinesa
Uso tradicional frequente em perturbações femininas
Contém fitoestrogénios
Angelica sinensis é uma planta comumente conhecida como Dong quai ou Ginseng feminino pois ao longo do tempo mostrou ter utilidade em questões do aparelho reprodutor feminino.
É considerada uma planta adaptogénica, principalmente no período menstrual, ou seja, parece conferir energia e melhorar a resistência física e mental na altura em que, por alterações hormonais, a mulher se encontra mais frágil. A sua recomendação para alívio de cólicas menstruais, sintomas pré-menstruais, desconfortos na menopausa, entre outros, tem sido feita durante séculos e a as investigações científicas começam a explicar o seu mecanismo de ação no organismo assim como mostrar evidências da sua eficácia.
A raiz de Dong quai possui uma composição interessante em termos de nutrientes como a vitamina B12 e Ácido Fólico o que poderá justificar níveis de energia aumentados e melhoria das anemias por perda menstrual, pois são nutrientes envolvidos na produção de hemácias.
Para além disso, possui cumarinas, flavonoides e fitoestrogénios, substâncias estruturalmente semelhantes aos estrogénios produzidos no organismo. Por esse motivo, parecem atuar sobre os recetores estrogénicos das células humanas, ocupando-os, levando a uma menor produção da hormona orgânica, o que pode ser interessante em sintomas e perturbações derivadas do hiperestrogenismo. No caso oposto, portanto, níveis baixos de estrogénios, como acontece na Menopausa, os fitoestrogénios podem ser igualmente úteis pois, ligandose aos recetores da hormona, provocam uma resposta celular semelhante, ocorrendo uma “simulação hormonal”.
Contém ainda ácido ferúlico que tem sido associado ações analgésicas e anti-inflamatórias. É um composto com ação antioxidante, o que lhe confere propriedades protetoras do organismo.
O ligustilide é um constituinte que tem vindo a ser estudado e mencionando como potencial neuroprotector, vasodilator e protetor cardiovascular.
Ingredientes
Outros ingredientes Hipromelose (cápsula de celulose), ácido esteárico (origem vegetal) e dióxido de silício.
Composição
Por 2 cápsulas
- Dong quai (Angelica sinensis) (raiz) - 1040 mg
Modo de Utilização
Tomar 2 cápsulas, uma vez ao dia, de preferência com à refeição.
AVISO
Manter fora do alcance das crianças. Não deve ser utilizado como substituto de um regime alimentar variado e equilibrado. Não exceder as dosagens recomendadas. Consulte um médico se estiver grávida ou a amamentar, a tomar alguma medicação (especialmente fármacos que afetem o tempo de coagulação) ou se tiver algum problema de saúde.
Tomar 2 cápsulas 3 vezes ao dia, dependente da necessidade, de preferência com as refeições. As cápsulas podem ser abertas e o conteúdo ingerido com um líquido.
Aviso: Não ultrapassar a dose diária recomendada; Em caso de estar a tomar medicação ou hipersensibilidade a algum componente, gravidez ou amamentação, consultar médico ou técnico de saúde antes de tomar; Este suplemento não deve ser utilizado como substituto de um regime alimentar variado; Manter fora do alcance de crianças; Apenas para adultos.