Inositol 500 mg da NOW® é um suplemento de Mio-Inositol, um composto naturalmente produzido no organismo, estudado em diferentes áreas fisiopatológicas mas com maior ênfase em perturbações neurológicas, podendo ser útil na manutenção de níveis adequados de Serotonina e Acetilcolina, evitando dificuldades cognitivas ou perturbações de humor. Défices de Inositol têm vindo a ser associados a doenças cardiovasculares, depressão, queda de cabelo, entre outros.
Inositol - Pseudovitamina do Complexo B (Vitamina B8)
Maior concentração no Cérebro, Olhos e Coração
Produção de neurotransmissores e função nervosa
O Inositol ou Vitamina B8 é considerado uma pseudovitamina pertencente ao Complexo B. Neste suplemento, encontra-se sob a forma de Mio-Inositol, a mais abundante e a que mais participa em diversos processos biológicos como regulação do volume celular, sinalização celular, metabolismo neuronal, produção de fosfolípidos e metabolismo energético.
O Cérebro é um dos locais de maior concentração de Mio-Inositol, sendo por isso mencionada a sua importância na função nervosa e psicológica. No entanto está presente nas membranas de todas as células como fosfatidilinositol.
A produção e comportamento de alguns neurotransmissores, como a Serotonina e Acetilcolina, parecem ser influenciados pelo Inositol através da sensibilização dos seus recetores celulares. Por isso, se atribui ao Inositol relevância na manutenção do humor, memória e concentração.
O Inositol tem vindo a ser estudado em diferentes perturbações neurológicas mostrando ótimos resultados em situações de pânico e ansiedade. Em 2021, foram até comparados os resultados entre a suplementação de Inositol e a toma de Fluvoxamina, apurando-se uma redução da frequência de ataques associada a uma menor incidência de efeitos colaterais relativamente ao fármaco, uma das maiores razões do abandono da terapêutica por parte dos pacientes.
Também existem estudos que avaliam a relação entre o Inositol e a depressão e os resultados são esclarecedores. Baixas concentrações de mio-inositol no cérebro estão associadas a perturbações nervosas como a depressão e esquizofrenia.
A suplementação de Inositol tem vindo a ser avaliada também em Transtornos Obsessivos Compulsivos, transtornos bipolares, entre outros.
O Inositol não é apenas interessante no funcionamento nervoso. Está envolvido no metabolismo de gorduras e colesterol pelo que se torna importante para a normal função cardiovascular e hepática.
Para além do cérebro, o Inositol possui ação benéfica a nível do fígado, apresentando um efeito lipotrópico, impedindo desta forma a acumulação de gordura no fígado e melhorando o metabolismo lipídico (“bem-estar” hepático).
O inositol pode melhorar ainda os sintomas associados ao síndrome do ovário poliquístico (distúrbio endócrino que prejudica a fertilidade). Num estudo publicado na “Fertility and Sterility” (2011), os pacientes com resistência à insulina e síndrome do ovário poliquístico foram submetidos a tratamentos de fertilidade com inositol, indicando uma melhoria de 33,3% na taxa de gravidez em comparação com 13,3% no grupo controle que não receberam inositol. Os investigadores concluíram que o inositol pode ser útil no tratamento da síndrome do ovário poliquístico.
Mas não só, parece ser também importante na regulação dos níveis de glicose no sangue como mostra um estudo com diabéticas gestacionais em que se viu melhorada a resistência à insulina.
Ingredientes
Outros ingredientes Farinha de arroz, Hipromelose (cápsula de celulose), ácido esteárico (fonte vegetal) e dióxido de silício.
Produzido sem trigo, glúten, peixe e marisco.
Isento de soja, leite e derivados, ovo e frutos de casca rija.
Composição
Por 1 cápsula
Modo de Utilização
Tomar 1 cápsula por dia, conforme necessário.
AVISO
Manter fora do alcance das crianças. Não deve ser utilizado como substituto de um regime alimentar variado e equilibrado. Não exceder as dosagens recomendadas. Consulte um médico se estiver grávida ou a amamentar, a tomar alguma medicação ou se tiver algum problema de saúde.